O que são contra recuos?

Os Contra Recuos são equipamento de segurança que permite o eixo girar em um único sentido, impedindo o retrocesso dos mecanismos quando  houver falha ou desligamento do acionamento do sistema.

Para que servem?

O objetivo dos Contra Recuos é impedir a inversão do sentido de rotação do equipamento onde foi instalado evitando danos à máquina, prejuízos operacionais, perdas financeiras e preservando a saúde dos operadores.

Como funcionam os Contra Recuos?

O funcionamento do Contra Recuo ocorre quando a capa (anel externo) é acionado no sentido oposto ao do cubo (anel interno) o qual é bloqueado devido a sua forma construtiva projetada entre a capa e o cubo. Este funcionamento possui características especiais de acordo com suas formas construtivas ( Sistema Rolo Rampa, Sistema de Núcleo de Bloqueio Flutuante, Sistema de Indexação).

Onde são aplicados os Contra Recuos?

Os Contra Recuos são indicado para equipamentos com eixos de alta rotação e baixos torques ou baixas rotações e elevados torques. As principais aplicações são: correias transportadoras, alimentadoras de embalagens, elevadores de caneca, guindastes, ventiladores industriais, motores industriais, envasadoras, entre outras.

Quais são os mercados de aplicação dos Contra Recuos?

Os principais mercados nos quais podem ser aplicados os Contra Recuos são: Siderurgia, metalurgia, agroindústria, naval ,têxtil, gráficas e impressos, alimentícia, plásticos, medicina, cerâmica, mineração, papel e celulose, açúcar e álcool, indústrias de máquinas e equipamentos, cimento e embalagens .

Quais são as FORMAS CONSTRUTIVAS dos contra recuos?

Para o melhor selecionamento de um Contra Recuo, além das forças envolvidas, é fundamental estabelecer o valor da rotação em giro livre para cada tipo de aplicação. Para baixas e médias rotações em giro livre, são aplicados Contra Recuos confeccionados com sistema Rolo-Rampa. Porém, para altas rotações em giro livre são aplicados modelos confeccionados sob sistema de núcleo de bloqueio flutuante.
Para cada modelo existem opcionais que irão atender as especificações e necessidades da aplicação. Dentre estes opcionais, podemos destacar a inclusão de flanges, acoplamentos, polias e rodas dentadas.

A Linha de produtos Contra Recuos da Tec Tor (composta por Contra Recuo, Catracas, Rodas Livres e Backstops) são equipamentos de segurança que realizam suas funções de forma automática, não necessitando a instalação de outros equipamentos complementares para seu preciso e imediato acionamento

Rolo-Rampa

Os modelos Rolo-Rampa consistem em uma capa cilíndrica e um cubo cilíndrico com uma pista onde são alocados os roletes para o bloqueio. Cada rolete é acionado individualmente por pinos e molas, permitindo a aplicação de uma força constante entre rolete, cubo e capa. Esta força garante o travamento imediato do sistema de bloqueio quando a rotação for inversa àquela do giro livre. O projeto de Contra Recuos sob sistema Rolo Rampa é versátil, permitindo sua utilização em diferentes funções: Roda livre, Indexação e Backstop. Pelo fato de que em um determinado sentido de rotação não existe resistência e no outro sentido sim, o Contra Recuo torna-se um dispositivo ideal para projetos que necessitam garantir a eficiência no sistema de acionamento.

Núcleo de bloqueio flutuante

Os modelos dotados de núcleo de bloqueio flutuante consistem em capa e um cubo cilíndricos que interagem com os elementos de bloqueio, fazendo com que não haja espaço entre eles.

De acordo com o perfil do elemento de bloqueio, as forças transmitidas pela capa para o cubo, e vice-versa, são máximas quando a rotação for oposta àquela do giro livre, e nulas quando o sentido de giro da aplicação for igual ao sentido de giro livre. Porém, ressalta-se que as velocidades mínimas de rotação sejam respeitadas para que a afirmação acima seja válida.

Os perfis dos elementos de bloqueio flutuantes são projetados de acordo com as suas aplicações, variando o valor do torque a ser transmitido e aumento da vida útil do equipamento. Sua estrutura tem como característica principal o deslocamento do centro de massa quando sujeito a uma força centrifuga, proporcionando uma elevação causada pela rotação do ponto de indexação do núcleo de bloqueio.

Assim como o Contra Recuo Rolo-Rampa, seu projeto permite a utilização do sistema de núcleo de bloqueio flutuante em diferentes aplicações assim como Giro livre e Backstop.

Sistema de Indexação (ID)

O funcionamento deste sistema segue o mesmo princípio do Sistema Rolo Rampa, a diferença esta na indexação que provoca o movimento alternativo da máquina acionadora se aplica sobre a capa e se transforma em movimento unidirecional intermitente no cubo que por sua vez passa para a máquina acionadora.

Concepção de trabalho

Os elementos de bloqueio estão dispostos de forma a permitir que a partir do momento em que a força centrifuga proporcionada pelo cubo for superior à força da mola de indexação, garantindo um deslocamento do elemento de bloqueio de sua posição inicial. A este fato é dado o nome de decolagem. A rotação aonde acontece a decolagem do elemento de bloqueio é denominada de rotação mínima de giro livre. A vantagem de se ter a decolagem do elemento de bloqueio, é que neste momento não haverá contato com nenhuma das superfícies do Contra Recuo, tanto do cubo como o da capa, aumentando significativamente a vida útil do Contra Recuo e eximindo o mesmo da necessidade de lubrificação.

Exemplos de Aplicações

Aplicação Contra Recuo -Evitam o retorno de equipamentos, prevenindo a rotação inversa ou Bloqueando a rotação inversa do equipamento, quando o acionamento apresentar não conformidade operacional ou for desligado.

Conheça as linhas de contra recuos de alta e baixa velocidades da Tec Tor .

Consulte sempre um especialista, afinal são 35 anos de qualidade e experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu